sexta-feira, 24 de maio de 2013

Fenômeno a olho nu.



Nos dias 22 à 26 de maio será possível observar um fenômeno muito interessante a olho nu no território brasileiro. Assim que o sol se pôr, aproximadamente as 18h será possível avistar os planetas Vênus, Júpiter e Mercúrio.

sistema solar

Bom, vamos lá, o fenômeno pode ser visto no horizonte (oeste), no pôr do sol. Entre 5 a 10 minutos começará a surgir um pontinho brilhante no céu (tipo estrela), esse será Vênus. Depois de mais uns 10 min irá aparecer outro ponto brilhante logo acima de Vênus, esse será Júpiter. E enfim, depois de mais uns 5 minutos aparecerá Mercúrio, mais próximo de Vênus. Os três planetas formarão basicamente um triangulo e poderão ser observados nitidamente, semelhantes a três estrelas.

Fenômeno Mercúrio, Vênus e Júpiter

Aí, caso tenha uma boa câmera (não da pra ser qualquer uma, ja que tem aquele negocio de ficar muito longe e tal.. mas tem que testar né, não custa nada) e queira tirar fotos, ai vão algumas dicas:

-Deixe a câmera estável  seja apoiado em algo, um tripé, sei lá. É muito importante que ela não se mova, se não vai ser um pouco difícil conseguir ma foto nítida.
- Use o zoom, se ele for óptico (o digital estraga muito a foto e vai virar uma bagunça, dá pra tentar, mas o resultado será de menor qualidade)
-Controle a velocidade do disparo e também a abertura caso tenha essa opção em sua câmera, ela pode ser muito útil para fotos de qualidade. Ah, e também tem o ISO que ajuda bastante.
Tire várias e faça muitos testes até encontrar a configuração correta.

E para os interessados, nesse site aqui http://www.solarsystemscope.com/ você pode dar uma viajada no sistema solar e entender melhor como acontece esse fenômeno  alem de poder mudar as datas e ver o posicionamento dos planetas ;)

Beijokas

Nenhum comentário:

Postar um comentário